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setembro 23, 2007

Segurança social online

Filed under: EAM — Luciana Carvalho @ 2:35 pm

Como objecto da minha análise escolhi o site da segurança social portuguesa.

Ao escolher este site, tive a preocupação de perceber que pode e deve ser um sítio na web procurado pelo mais variado tipo de indivíduos. Ao tratar-se de um serviço público on-line, o público-alvo do site pode abranger pessoas pouco familiarizadas com as novas tecnologias, especificamente, com a web.

Ainda numa primeira análise, destaquei alguns aspectos positivos e negativos:

Um dos aspectos positivos a realçar, em primeiro lugar, é a presença do símbolo da acessibilidade. O que demonstra alguma preocupação para com aqueles que têm mais dificuldades em aceder aos conteúdos web. Outro aspecto positivo está relacionado com a organização e hierarquização dos conteúdos. Parecendo à primeira vista acessíveis a qualquer utilizador.

Dispõe, ainda, de uma versão em inglês, o que realça de forma positiva o carácter da acessibilidade, visto o inglês ser considerado uma língua universal.Continuando numa visão agradável e optimista do site, podemos encontrar ficheiros PDF, cuja característica facilita a impressão de determinado conteúdo que o utilizador pretenda imprimir. Por outro lado, possui ainda um motor de busca. Este motor pode facilitar na procura de informação através de palavra-chave.De uma forma generalista, os aspectos negativos centram-se na redundância da informação. Ou seja, o menú principal é repetido em vários locais da interface. Este problema pode causar no utilizador alguma confusão e, até, fazer com que se sinta perdido no meio da repetição das cores e dos menús.

Numa segunda análise, posterior à aula de 17 de Setembro posso fazer uma visão mais alargada e profunda:Ao ser um serviço on-line procurado pelas mais variadas pessoas, deve ter em conta os conceitos de acessibilidade, usabilidade e emotividade.Olhando para a disposição gráfica dos conteúdos, para a sua ordenação e hierarquia realça-se um outro aspecto positivo: a exploração da cor. Neste site, a cor pode funcionar como um bom exemplo de ferramenta para atingir bons resultados a nível de qualquer uma das três características acima referidas. A cor ajuda, também, este site a tornar-se um produto usável e de fácil aprendizagem.

A usabilidade passa também pela eficácia no uso, pela eficiência do site e pela sua utilidade.Relativamente à eficácia, tal como nos pontos seguintes, só posso utilizar argumentos baseados na minha experiência pessoal. Á primeira vista, a divisão da informação parece bem organizada. Contudo, ao explorar um dos botões do menú principal como, por exemplo, “Serviços” surgem outros sub-menús e assim sucessivamente. O que para além de não se tornar eficaz a 1oo%, pode não ser acessível a todo o tido de pessoas, especialmente àquelas que por motivos físicos se encontram mais limitados (os mais variados tipos de deficiências).

Ao nível do design é feito um esforço para tornar a disposição dos conteúdos mais lógica, essencialmente, através do mapeamentoe dasaffordances. O mapeamento é, sobretudo, explorado na página inicial do site. O mapa que se encontra no centro da página tem uma relação muito familiar com qualquer português mapa de Portugal. Ao pressionar com o rato nos distritos acedemos a informações importantes serviços de atendimento ao público da segurança social por localidade e, assim, garantimos uma fácil compreensão do sistema por parte do utilizador.

As affordances encontradas na exploração do site, podem também estar relacionadas com o mapeamento. Isto é, se ao mesmo tempo induzem para abrir um ficheiro, abrir um link, etc., e remetem para uma semelhança com a realidade, como podemos ver na imagem.
exemplo

No entanto, tanto o mapeamento como as affordances podiam ser melhor exploradas. Visto as imagens ou ícones serem meramente figurativas, pois ao lado possuem uma espécie de legenda que traduz a sua função. Logo, é demonstrado aqui um receio, ou até insegurança, por parte dos criadores do site em que os utilizadores não associem à imagem à sua função.

Na generalidade, é possível concluir que na base de construção deste site esteve incluída a preocupação com o utilizador. Desde a elaboração do design do inteface, de modo a responder às necessidades dos mais variados tipos de utilizadores e da sua interacção com o site, à preocupação com a acessibilidade e usabilidade d amelhor forma possível. No entanto, como já foi dito, ainda havia algo a fazer pela imensa informação que aparece na página inicial e que pode induzir em confusão os utilizadores.

2 Comentários »

  1. Olá Luciana,

    A apreciação empírica ao sítio web da A.P. promete uma análise bem fundamentada ao nível dos princípios de design e usabilidade. : )

    Força!

    Comentário por Bruno Giesteira — setembro 23, 2007 @ 9:17 pm

  2. Olá Luciana!

    A tua escolha foi muito pertinente. Tal como a Sara, que analisou o Portal do Cidadão, escolheste um site visitado por muitos utlizadores e que fornece um serviço público especifico.

    Ao navegar no site reparei num aspecto que penso ser importante em termos de acessibilidade. Os “botões” não têm legenda. Posso estar errada, mas penso que isto dificulta o trabalho do sintetizador de discurso. No site do Portal do Cidadão, pelo contrário, pude constatar uma preocupação com as legendas. Assim, ao ícone “Serviços”, por exemplo, foi atribuida a seguinte legenda: “Ir para a área de Serviços”. Penso que o site da Segurança Social poderia ter em atenção este aspecto.

    😉

    Comentário por neocina — setembro 29, 2007 @ 8:18 pm


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